Avaliação do MEC na Educação Infantil

19 Jul, 2018

A primeira etapa da educação básica é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, uma vez que é o momento em que eles aprendem conceitos básicos necessários para as séries iniciais do Ensino Fundamental. Na Educação Infantil se desenvolvem aspectos cognitivos, afetivos, emocionais e físicos nas crianças, ampliando conhecimentos sobre a sua realidade social e cultural, contribuindo assim na construção da identidade e do exercício da cidadania.

Com o propósito de monitorar o nível da Educação Infantil no Brasil, o MEC juntamente com o Inep pretende realizar uma avaliação na educação infantil. A Avaliação Nacional da Educação Infantil (Anei) surgiu da necessidade de se ter informações sobre a qualidade da Educação Infantil, visando oferecer às crianças uma escolarização de qualidade desde os primeiros anos na escola. A cada dois anos questionários baseados em parâmetros nacionais de qualidade da Educação Infantil são preenchidos pelos gestores e profissionais de instituições e sistemas de Educação Infantil.

Após a avaliação dos resultados será possível traçar melhorias na qualidade educacional, a busca da igualdade de oportunidades em meio às diversidades e desigualdades sociais e a objetividade na construção do currículo.

Fonte: http://www.jb.com.br/artigo/noticias/2018/07/15/avaliacao-do-mec-na-educacao-infantil/

Deixe o seu comentário