A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos

27 Jul, 2018

Reunião escolar, apresentação teatral, buscar o filho na escola e conferir o dever de casa são algumas tarefas que os pais realizam quando tem seus filhos matriculados em uma escola. Atividades como estas são fundamentais para o processo de aprendizagem de uma criança. Quando presente na vida escolar de seus filhos, os responsáveis transmitem segurança e valorização.

O período escolar significa uma ampliação na esfera de relações da criança. É neste ambiente que ela conhece outros alunos com as quais irá compartilhar uma parte de sua vida, além de estabelecer relações com outros adultos que não pertencem ao seu grupo familiar.

Acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares dos filhos, mais facilidade eles terão de fazer novos amigos.

É importante que a família desenvolva diálogos sobre o dia a dia escolar, se envolvam com as lições e trabalhos e incentivem o progresso educacional. No entanto, os pais precisam entender que acompanhar a rotina dos filhos na escola não significa apenas cobrar. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar e dialogar.

Quando o estudante se sente ouvido, apoiado e prestigiado torna-se mais estimulado para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove.

 

Deixe o seu comentário